São Vicente Ferrer - MA

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VEJA DICAS PARA SE PREPARAR PARA CONCURSOS DE 2012


SÃO PAULO - O ano de 2012 tem algumas "promessas" de concursos e outros previstos. O edital para o INSS, por exemplo, deve sair em 23 de dezembro, segundo o ministro da Previdência Social. Mas, tratando-se de concursos públicos, previsão é assunto perigoso, porque há diversos fatores que podem interferir no andamento até a publicação do edital. Por isso, o mais interessante não é estudar para um concurso específico, mas para uma área. Desta forma, o candidato pode se preparar para diversas oportunidades que surgirem, dependendo apenas de alguns ajustes e/ou acréscimos quando o edital for publicado - veja um levantamento de concursos esperados para 2012, divididos por área.
Além do INSS, há diversos outros concursos aguardados, que podem sair em 2012. Alguns, até mesmo nos últimos meses de 2011. Isso porque há expectativas e necessidades na administração pública que precisarão ser atendidas, mais cedo ou mais tarde. Vale lembrar que os grandes eventos internacionais esperados para os próximos anos exigirão que o país esteja preparado para atuar com eficiência, principalmente nas áreas de segurança, e licenciamento, controle e fiscalização de obras públicas, para citar algumas.
Vale destacar a importância de acompanhar o andamento de etapas que ocorrem antes da publicação do edital, o que ajuda a compreender se os rumores sobre algum concurso são ou não fundamentados.
Para abrir um concurso, em primeiro lugar, o órgão precisa solicitar autorização para o preenchimento das vagas. Em seguida, o Ministério do Planejamento (para concursos federais; ou órgão correspondente, para concursos estaduais ou municipais) autoriza as vagas e isso pode acontecer em quantidade menor do que a solicitada.
A partir daí, é escolhida (normalmente por licitação) a instituição que realizará o concurso e será responsável pelas provas. Depois disso, o edital é elaborado e publicado. Tudo isso pode sofrer atrasos por questões burocráticas ou políticas, como foi a determinação da suspensão dos concursos do executivo federal ocorrida em 2011.
* Colunista do G1, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro "Como vencer a maratona dos concursos públicos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário